terça-feira, 19 de julho de 2011

A manifestação de 17/07 no Ecoamazonia

São Paulo tem novo protesto no fim de semana
19 de Julho de 2011
Karina Miotto

Protestos contra a construção da usina Belo Monte, no rio Xingu, bem como a aprovação do novo Código Florestal, continuam acontecendo em São Paulo. Na tarde do último domingo, dia 17, a cidade foi novamente o cenário para a terceira manifestação do gênero. De acordo com o comitê organizador, mais de 500 pessoas compareceram e agiram conforme o que chamam de "sit in" ou "sit down", ou seja, ocuparam vias públicas caminhando ou se sentando sobre elas. O local escolhido foi um dos cruzamentos da avenida Paulista.

Dois dias antes da manifestação, o físico Luiz Pinguelli Rosa, diretor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), afirmou em palestra na 63ª Reunião Anual da Sociedade para o Progresso da Ciência (SBPC) que o impacto da usina não será tão intenso e que o governo deveria ter consultado a sociedade civil para a construção da usina. “Não acredito que os protestos abalem o governo”, complementa Telma Monteiro, especialista quanto à construção de barragens na Amazônia.

No total, as manifestações em São Paulo já reuniram mais de três mil pessoas. De acordo com Paulo Fonseca, um dos organizadores, outro ato ocorrerá na cidade em 31 de julho e deverá preceder um maior, de âmbito nacional, já marcado para 20 de agosto. "Achamos importante lembrar que o Movimento Brasil pela Vida nas Florestas é um evento apartidário, sem vínculos com empresas ou instituições, tendo como principal objetivo representar diretamente a sociedade civil", explica Paulo.


Veja as imagens:

http://www.oecoamazonia.com/br/blog/264-sao-paulo-tem-novo-protesto-no-fim-de-semana?utm_medium=twitter&utm_source=twitterfeed

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons