sábado, 16 de julho de 2011

Movimento em Manaus faz protesto contra mudanças no Código Florestal e Belo Monte

Protesto acontece neste domingo (17) à tarde, com concentração e caminhada a partir do Parque dos Bilhares, na Constantino Nery

Manaus, 15 de Julho de 2011
ELAÍZE FARIAS

Local da construção da Usina de Belo Monte, no Pará, onde vivem várias populações indígenas (Divulgação)
Manaus realiza neste domingo (17) sua primeira grande manifestação contra as mudanças no Código Florestal e contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

A mobilização está sendo organizada por meio da rede social Facebook por ativistas ligados a ong SOS Floresta. Na mesma data, o protesto também acontece em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre (RS).

Em Manaus, a concentração começa às 14h30, no Parque dos Bilhares, localizado na avenida Constantino Nery, Chapada, zona centro-oeste. Está prevista uma caminhada pela Constantino Nery até as avenidas Darcy Vagas e Djalma Batista.

Jossimar Ferreira, um dos organizadores do protesto, disse ao portal acritica.com que as articulações para sua viabilização começaram a partir das propostas da mudança no Código Floresta.

“Depois que saiu a votação no Congresso, decidimos que era hora de fazermos uma ação aqui em Manaus também”, disse Ferreira, que tem 22 anos e é estudante de Administração.

O estudante destacou que o protesto também é um alerta aos senadores do Amazonas, para que estes não repitam a mesma postura dos deputados federais.

“Com exceção do Francisco Praciano, todos os parlamentares do Amazonas votaram pelo sim ao às mudanças ao Código Floresta. Queremos que os senadores, agora, se posicionem contra. Votar a favor representa um retrocesso para a nossa região”, disse Ferreira

No texto de apresentação do convite do protesto no Facebook, os organizadores reproduzem frases como “Porque não aceitamos as decisões tomadas pelo governo para construção da Usina de Belo Monte”; “Porque não aceitamos as mudanças propostas para o novo Código Florestal; “Porque sabemos o que está por trás destas políticas desenvolvimentistas à custa da degradação ambiental e exclusão social”.

Os organizadores explicaram que o movimento Brasil Pela Floresta é apartidário (embora seja aberto a movimentos partidários), sem vínculos com instituições e empresas, apenas parceiros e apoiadores.

Esclarecem que a equipe de organizadores foi formada a partir de voluntariado e está aberta para incluir novos membros dispostos a contribuir com o crescimento e maturidade do movimento.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Movimento-Manaus-Codigo-Floresta-Monte_0_517748586.html

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons