segunda-feira, 15 de agosto de 2011

HOJE: FÓRUM-DEBATE SOBRE BELO MONTE

Quem não puder comparecer assista pela TwitCam @salveafloresta

FORUM-DEBATE

USINA DE BELO MONTE: Desenvolvimento para quem?


PARTICIPANTES CONVIDADOS:
Aline Arruda (Advogada ambiental)

Verena Glass (Jornalista - Xingu Vivo)

Sanny Kalapalo (Etnia Kalapalo - Pró-Xingu)

Célio Bermann (Professor da Pós graduação do Instituto de Eletrotécnica e Energia - USP)

Rodrigo Guim (Ecólogo e Antropólogo)

André Amaral (Biólogo, Mestre em Ciências Ambientais)

Flávia Cremonesi (Bióloga e Designer em Sustentabilidade e Permacultura)





Data: Dia 14 de agosto de 2011, segunda-feira

Local: Espaço-cultural Casa Jaya

Rua Capote Valente, 305 - Pinheiros (Próximo ao metrô Clínicas)

Assista Online pelo site ou via Twit-Cam: @salveafloresta

http://www.casajaya.com.br/



Há pouco mais de 20 anos sendo alvo de debates diante de tantas irregularidades e inviabilidades, a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, conseguiu em 01/06/2011 sua licença de instalação, mesmo com parecer desfavorável da comissão técnica do IBAMA, a própria instituição passou por cima de seus relatórios científicos para uma decisão política...
Portadora de 11 ações da promotoria pública e com 40 pareceres científicos contestando sua inviabilidade, Belo Monte está sendo considerada a maior obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.

Ineficiente do ponto de vista energético, economicamente inviável e estrategicamente desnecessária, a Usina de Belo Monte irá impactar gravemente o ecossistema local e toda a região banhada pelo rio, além de gerar gases do efeito estufa em épocas que o mundo se volta para a importância da redução dos gases que contribuem para o aquecimento global. A construção dos canteiros de obras no local onde será construída a usina hidrelétrica já está gerando graves problemas sociais.

Os direitos humanos, o debate com as populações afetadas, os pareceres científicos e a opinião pública estão sendo claramente ignoradas por aqueles que ¨nos representam¨.

A busca por alternativas energéticas não tem sido a pauta do Ministério de Minas e Energia e contrariamente a isso, alternativas poluentes, impactantes e de auto custo econômico, social e ambiental tem ganhado destaque nas decisões da política energética do país.

Diante deste cenário, o Movimento Brasil pela Vida nas Florestas e a Casa Jaya convidam a todos para participarem presencialmente ou pela internet do Fórum-Debate.

O Fórum-Debate surge como uma ferramenta de comunicação-educativa e reflexão coletiva, que objetiva compartilhar informações e fomentar a criticidade da população brasileira acerca de uma questão que lhes afeta diretamente.

Compareça a esta rede cooperativa para que, juntos, façamos falar a voz do povo!



Por uma nova ordem social!

3 comentários:

Ruth disse...

O BRASIL DEVE USAR ENERGIA SOLAR FOTOVOLTÁICA; ENERGIA INESGOTÁVEL; LIMPA E 0 DE IMPACTOS
www.brasilecologico.net

Caroline disse...

Pessoal, assinem a petição contra a construção, se vocês também forem contra! Vamos divulgar e atingir 1 milhão de assinaturas para mandar para todas as fontes governamentais possíveis!
http://www.change.org/petitions/dont-build-the-belo-monte-hydroeletric-brazil-stop-the-build-of-belo-monte-hydroeletric-in-xingu-river

Grata desde já!
Caroline

Anônimo disse...

Plantio de cana de açucar para o alcool. Isto é do tempo de Pedro Alvares Cabral. Ocupa-se uma vasta área para o plantio. Antes da colheita é feita a queimada. Maquinas para colher. Maquinas para transportar. Usinas para o beneficiamento. Mais transporte para o abastecimento aos postos de distribuição. Muito estrago e pouco rendimento.
No Lugar disso disso tudo cabe, com um rendimento infinitamente superior, uma Usina Eletrica Solar, que através do aquecimento de uma solução a base de sal, gera energia 24 hs por dia. Nosso Governo não investe em tecnologia. Me sinto roubado com a mega compra de ações da Petrobras feita pelo Governo na questão do pre-sal.
Aonde esta o incentivo às Empresas que querem entrar no Brasil para lançar carro híbrido, gasolina e energia?
Para onde vai todo o dinheiro que a Petrobras paga mensalmente ao Governo, ao Estado, as Prefeituras...
E para o meio ambiente e ao nosso futuro nada né?
Lindo, todo dia o Brasileiro com pizza e panetone.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons